Páginas

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

São Paulo é exceção


Matéria programada para ser veiculada no Blog da PGE-SP a partir de 1º de novembro, nos termos da Resolução nº 2, de 30-4-2010, da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo, que dispõe sobre a suspensão da publicidade dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, no período eleitoral


Conjur
14 de julho de 2010
Contas públicas
Sites de metade dos estados têm pouca transparência
Por Rodrigo Haidar
Metade dos estados brasileiros ainda não tem sites que permitam à sociedade acompanhar sem empecilhos os gastos públicos. É o que aponta o Índice de Transparência, lançado nesta quarta-feira (15/7), na sede do Conselho Federal da OAB em Brasília, pela Associação Contas Abertas.
Doze estados e o Distrito Federal receberam nota abaixo de 5 no ranking de transparência das contas públicas elaborado pela entidade. O estado mais transparente é São Paulo, que recebeu nota 6,96, seguido de Pernambuco, com nota 6,91. O site que divulga as contas do estado do Piauí foi considerado o menos transparente e recebeu nota 3,04.
A União, estados e municípios são obrigados por determinação da Lei Complementar 131/09 a publicar suas contas na internet. A norma estabeleceu prazo de quatro anos para que os governos publicassem informações pormenorizadas, em tempo real, sobre sua execução orçamentária e financeira.
É exatamente o cumprimento dessa determinação que o índice de Transparência avalia. Foram pesquisados os sites dos 26 estados brasileiros, o Distrito Federal e o Portal da Transparência do governo federal. Para montar o ranking foram avaliados o conteúdo do site, sua série histórica e atualização e a usabilidade. “Estes três temas foram subdivididos em 15 parâmetros e 110 itens”, explica o secretário-geral da Contas Abertas, Gil Castello Branco.
A avaliação do conteúdo valeu 60% da nota. Nesse quesito, foram pesquisados se todas as fases da execução orçamentária estão disponíveis no site, o detalhamento da arrecadação, divulgação dos processos de licitação, informações sobre servidores públicos, entre outros pontos.
“Nós avaliamos, por exemplo, se há informações sobre que órgão comprou, de quem, por quanto, quando, para o que comprou”, informa Castello Branco. Segundo ele, a questão da usabilidade avaliou se o site oferece uma integração plena com o usuário: “Se o site tiver um e-mail para contato, telefone, mapa do portal, glossário, respostas para perguntas frequentes aumentará sua pontuação”.
O Portal da Transparência do governo federal foi o campeão da avaliação, com nota 7,56. O site das contas da União foi criado há quase sete anos e serviu de parâmetro para a criação de outros sites estaduais e municipais, afirmou o secretário-geral da Contas Abertas.
Foram feitas diversas outras avaliações dos portais, por região e também por itens e subitens. O site do governo do estado do Paraná, por exemplo, é o único que divulga a relação completa de servidores públicos, com os cargos que ocupam e os respectivos salários. Os outros dados podem ser acessados no site Índice de Transparência, também lançado nesta quarta.

Clique aqui para acessar o ranking completo do Índice de Transparência.
Clique aqui para acessar a lista de endereços dos sites das contas dos estados.

0 comentários:

Postar um comentário