Clipping Eletrônico da AASP
20 de julho de 2010
DIÁRIO DE S. PAULO - ECONOMIA
O plano de melhoria do atendimento nos postos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) prevê a extinção dos documentos impressos nos processos de concessão de benefícios e atualização de dados cadastrais. "Sem papel, os processos irão tramitar mais rápido Também ficará mais fácil auditar qualquer tipo de procedimento de qualquer lugar do país. Hoje para fazer a avaliação de um determinado tema é preciso requisitar todas as pastas. Isso leva tempo e dinheiro", explicou o presidente do INSS, Valdir Moysés Simão, durante a inauguração do centro de processamento e digitalização de documentos do posto de São Bernardo do Campo, região do ABC. De acordo com Simão, a partir do ano que vem será possível a digitalização e a certificação eletrônica de documentos para retificação de informações cadastrais. Ao mesmo tempo, serão digitalizados os processos dos benefícios já concedidos. Com essa digitalização, ficará mais rápido o processo de revisão. "Um servidor poderá digitalizar um documento fornecido pelo aposentado e enviá-lo para a análise da revisão por meio eletrônico. Muito mas rápido e eficiente do que o modo atual", diz Simão. Os testes das agências do INSS sem papel devem acontecer em Brasília, no ano que vem. "Vamos testar quais serão os fluxos necessários e como deve ser implantado o sistema. O objetivo é que seja criado um centro de digitalização em cada uma das agências", diz Simão. Hoje o INSS tem cerca de 1.200 pontos de atendimento em todo o país. Segundo o presidente do INSS, serão feitos investimentos para a compra de equipamentos e certificados digitais (com reconhecimento judicial) para que os servidores possam confirmar a autenticidade dos documentos digitalizados nas agências. Por mês, o INSS recebe informações previdenciárias de cerca de 40 milhões de segurados."Toda essa informação fará parte do processo digital para uma aposentadoria muito mais rápida no futuro", diz.
DIÁRIO DE S. PAULO - ECONOMIA
O plano de melhoria do atendimento nos postos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) prevê a extinção dos documentos impressos nos processos de concessão de benefícios e atualização de dados cadastrais. "Sem papel, os processos irão tramitar mais rápido Também ficará mais fácil auditar qualquer tipo de procedimento de qualquer lugar do país. Hoje para fazer a avaliação de um determinado tema é preciso requisitar todas as pastas. Isso leva tempo e dinheiro", explicou o presidente do INSS, Valdir Moysés Simão, durante a inauguração do centro de processamento e digitalização de documentos do posto de São Bernardo do Campo, região do ABC. De acordo com Simão, a partir do ano que vem será possível a digitalização e a certificação eletrônica de documentos para retificação de informações cadastrais. Ao mesmo tempo, serão digitalizados os processos dos benefícios já concedidos. Com essa digitalização, ficará mais rápido o processo de revisão. "Um servidor poderá digitalizar um documento fornecido pelo aposentado e enviá-lo para a análise da revisão por meio eletrônico. Muito mas rápido e eficiente do que o modo atual", diz Simão. Os testes das agências do INSS sem papel devem acontecer em Brasília, no ano que vem. "Vamos testar quais serão os fluxos necessários e como deve ser implantado o sistema. O objetivo é que seja criado um centro de digitalização em cada uma das agências", diz Simão. Hoje o INSS tem cerca de 1.200 pontos de atendimento em todo o país. Segundo o presidente do INSS, serão feitos investimentos para a compra de equipamentos e certificados digitais (com reconhecimento judicial) para que os servidores possam confirmar a autenticidade dos documentos digitalizados nas agências. Por mês, o INSS recebe informações previdenciárias de cerca de 40 milhões de segurados."Toda essa informação fará parte do processo digital para uma aposentadoria muito mais rápida no futuro", diz.
Juca Guimarães
0 comentários:
Postar um comentário