Páginas

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Saiba mais sobre o Índice de Transparência

Índice favorece controle do cidadão sobre orçamentos públicos
Os estados brasileiros ainda não permitem à sociedade a fiscalização adequada dos gastos públicos. Metade dos sites mantidos pelos governos com dados dos orçamentos estaduais recebeu uma pontuação abaixo de cinco no Índice de Transparência lançado nesta quarta-feira, em Brasília, em evento na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Criado pela Associação Contas Abertas e por um grupo de especialistas em contas públicas, o índice representa um estímulo para o aprimoramento das informações prestadas pelos governantes à sociedade.
Os indicadores foram apurados de acordo com critérios técnicos e apartidários. Classificados em um ranking, que incluiu também o Executivo Federal, a melhor nota dos sites analisados foi dada ao Portal da Transparência da União: 7,56. “É um site criado há quase sete anos e tem, portanto, experiência acumulada. Serviu até como parâmetro para outros sites estaduais e municipais”, explica Gil Castello Branco, secretário-geral do Contas Abertas.
Entre os estados, São Paulo ocupou a melhor classificação, com a nota de 6,96, seguido por Pernambuco, com 6,91. A lista completa do ranking do Índice de Transparência e as análises detalhadas sobre cada site dos governos estaduais e do portal do Executivo Federal estão disponíveis no endereço http://www.indicedetransparencia.org.br/.


São Paulo tem a melhor posição no Índice de Transparência

0 comentários:

Postar um comentário